Os mais de 40 mil acessos ao www.reformaeconstrucaodacasa.blogspot.com maximizam o foco na excelência pela informação jornalística de qualidade. Ao optarmos pelo segmento editorial assumimos compromissos como ferramenta imprescindível no empreendedorismo do setor. Dar suporte através de uma comunicação precisa, verídica e direta é responsabilidade e metas desta publicação online. Além dos significativos acessos, opiniões, sugestões ou críticas serão bem-vindas no aperfeiçoamento e consolidação dos objetivos proposto. Sua participação vai estampar a página desta revista como forma de reconhecimento e admiração pelo seu direito de expressão. Comentários através do reformaeconstrucaodacasa@gmail.com

sábado, 25 de maio de 2013

Instituto da Construção: um ano formando profissionais para a construção civil gaúcha.

Imagem: Divulgação IC.

"Levar o conhecimento para que as pessoas cresçam dentro da construção civil" é o compromisso do Instituto da Construção, que comemorou o primeiro ano de atividades no Rio Grande do Sul, no dia 21 de maio. Para o diretor da escola, o engenheiro civil Roberto Milano, "o retorno é positivo e satisfatório, pois foi um ano em que se aprendeu muito com o mercado da construção no estado. Foram momento em que apresentamos as nossas propostas aos diversos segmentos do setor, principalmente para a comunidade, onde está registrado exatamente a satisfação de todos", orgulha-se Milano.  


A qualificação de profissionais para os canteiros de obras da construção civil no estado já é uma realidade. Com a implantação da primeira franquia do Instituto da Construção no país o setor gaúcho ganhou um forte aliado na preparação de mão de obra especializada para o mercado. 

Para atende uma economia em pleno crescimento, onde o avanço do setor da construção civil tem sido impulsionado por um conjunto de iniciativas favoráveis, como o aumento no número de empreendimentos imobiliários, a implantação de programas governamentais de habitação (Programa Minha Casa, Minha Vida),  grandes obras em andamentos para eventos esportivos, tais como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, o Instituto da Construção investe na inovação com o objetivo de desenvolver soluções em formação profissional diferenciada e qualificada.  




Localizado na Avenida Assis Brasil, 6964, bairro Sarandi, Zona Norte de Porto Alegre, o Instituto da Construção disponibiliza um espaço amplo para a formação dos futuros profissionais da construção civil.  




São quatro salas para aulas teórica, duas salas equipadas para as aulas práticas e


um canteiro de obras que comporta até quatro turmas, aproximadamente 64 alunos.

O Instituto da Construção possibilita a qualificação a uma ampla faixa da população, que procura imediata colocação no mercado de trabalho. "Uma grande parte das pessoas que iniciam os cursos na instituição chegam em situação de desempregada e logo, em dois meses, no máximo, já ingressam no mercado de trabalho", afirma Roberto Milan. 


Foi o caso de Flávio Baldez, de Viamão, RS. "Meu primeiro curso aqui no Instituto da Construção foi de pintura predial e, após dois meses de curso, já estava empregado como pintor, orgulha-se ele". Atualmente, além de já estar atuando no setor, Baldez realiza o segundo curso na escola, o de azulejista. "Meu objetivo, agora, com o conhecimento adquirido, é viabilizar a minha própria empresa de reforma e construção, garante, otimista, o ex-produtor de hortaliças.  "O investimento está valendo a pena", reforça ele.


O Diferencial

Com as atividades focadas em um nicho de mercado ainda não atendido pela capacitação profissional certificada, que são os pedreiros, eletricistas, pintores e encanadores, o Instituto da Construção desenvolve uma metodologia de ensino exclusivo, com aulas teóricas e práticas e material didático adequado à linguagem dos alunos da construção (apostilas no formato prático de guia de consultas).

Para garantir uma plena formação aos alunos a escola disponibiliza instrutores capacitados em manuais pedagógicos, vídeo aulas, apresentações em power point, manual do instrutor e plano de aula, recursos necessários para o excelente aprendizado do aluno. Com oficinas técnicas modernas para a realização de atividades, os alunos encontram na instituição um espaço reservado, adaptado e exclusivo para colocarem em prática os conteúdos desenvolvidos nas salas multidisciplinares. 


Para o instrutor no curso de pedreiro/azulejista, David Pacheco Dias, o Instituto da Construção trás uma nova característica dentro do mercado da construção. É uma nova oportunidade de ensino, com responsabilidade na preparação de futuros profissionais", destaca ele. 

Atualmente, a entidade de ensino tem registrado mais de 700 matrículas neste primeiro ano de atuação na capital gaúcha, com a meta é duplicar o número de inscrições para o próximo ano de atividades. Para atender a este público a escola disponibiliza 10 funcionários (profissionais administrativos) e 12 instrutores. 

A unidade Sarandi, do Instituto da Construção, oferece os seguintes cursos:


Instalador de Alvenaria Assentador e Revestidor 




instalador hidráulico,







eletricista instalador residencial






pedreiro azulejista






pintor de obras






gesso acartonado.

Mestre de Obras










Em cada curso específico os alunos recebem conhecimentos em:

Meio Ambiente,
Primeiros Socorros,
NR 18 (segurança no trabalho),
NR 10 (para eletricista instalador residencial), e
Organização Financeira.




Um mercado em expansão e, consequentemente, novas oportunidades.


O aquecimento da construção civil no Rio Grande do Sul tem aumentado a procura de vagas em canteiros de obras. São pessoas que migram de outros setores do mercado em busca de novas oportunidade, sempre visando um melhor retorno financeiro. Antes, porém, a qualificação profissional é um pré-requisito para atender a esta demanda da indústria. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o preenchimento de vagas formais no setor cresceu 8,67% de janeiro a setembro de 2012.


artesã e vendedora do setor de vestuário, Tatiana da Silva Pfütz, de Canoas, RS,  escolheu em fazer o curso de pedreiro/azulejista no Instituto da Construção visando uma futura possibilidade de ganhos maiores para a família, além de aplicar o conhecimentos também em casa. "O aprendizado está possibilitando um amplo conhecimento em acabamento, reboco, salpico, entre outras atividades dentro da construção civil, sem contar que o ambiente disponibilizado, além da da convivência respeitosa com os colegas, supera as expectativas", destaca ela.





O aposentado Jair Chiesa, também de Canoas, Região Metropolitana de Porto Alegre, realiza o curso de azulejista e pintura na esperança de nova oportunidade no mercado. Segundo ele, o "curso é importante por garantir uma nova e atualizada qualificação profissional". 






Já a promotora de vendas, Kelly Aparecida Domingues de Oliveira, de Viamão, RS,  busca no curso extensivo de azulejista nova possibilidade de agregar o conhecimento a um  desejo pessoal. "Tenho a intensão de seguir nesta nova área que abre as portas para as mulheres", destaca Kelly, que obteve o conhecimento dos cursos do Instituto da Construção através de anúncios nos jornais. 






Assim também acontece com serigrafista José Gustavo Medeiros Calderaro, de  Guaíba, RS, que através do curso de azulejista almeja novas oportunidades de trabalho. "É um investimento que faço agora pensando em um futuro mais rentável, financeiramente", destaca Calderaro. 





Para o próximo semestre o instituto vai oferecer ainda os cursos de decoração de interiores e exteriores, e de paisagismo (poda de árvores e jardinagem).  

Da redação com imagens de divulgação do IC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário