Os mais de 30 mil acessos ao www.reformaeconstrucaodacasa.blogspot.com maximizam o foco na excelência pela informação jornalística de qualidade. Ao optarmos pelo segmento editorial assumimos compromissos como ferramenta imprescindível no empreendedorismo do setor. Dar suporte através de uma comunicação precisa, verídica e direta é responsabilidade e metas desta publicação online. Além dos significativos acessos, opiniões, sugestões ou críticas serão bem-vindas no aperfeiçoamento e consolidação dos objetivos proposto. Sua participação vai estampar a página desta revista como forma de reconhecimento e admiração pelo seu direito de expressão. Comentários através do reformaeconstrucaodacasa@gmail.com

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Setorização e planejamento financeiro.

Rafael Ferreira

Planejar as despesas, para que nunca ultrapassem
as receitas, é atitude inteligente e responsável em 
qualquer empresa independente do seu tamanho. 
Checar constantemente os números das compras, 
vendas, dinheiro que entra e que sai é vital para 
os empreendedores em todos os ramos de atividade, 
inclusive proprietários das lojas de tintas.



Para que a parte financeira da empresa esteja sempre em dia, uma recomendação prática para cada lojista é que esteja sempre presente. Acompanhar de perto cada movimento, lançando mão de recursos informatizados e tecnológicos sempre que possível, é um primeiro passo. O segundo, e não menos importante, é setorizar as ações em cada área: balcão, vendas, recepção e distribuição de mercadorias, administração, entre outras. O olhar setorizado é uma visão diferenciada do negócio. Mais do que otimizar os fluxos de trabalho, a setorização produz ainda ganhos financeiros ao evitar desperdícios operacionais.

Uma atividade que complementa a venda e é fundamental para a saúde dos negócios é, por exemplo, a entrega de mercadorias. Uma medida simples e barata pode garantir a entrega e, ao mesmo tempo, servir de notificação do serviço realizado para o lojista. Basta que o motorista, a cada entrega concluída, dê um rápido telefonema para a área responsável por vendas. A medida poderá ser ainda mais descomplicada com o simples envio de um torpedo via celular, somente com o nome do cliente. Dia e hora ficarão registrados automaticamente. Obviamente que essa é apenas uma das ações que podem ser feitas com o auxílio informatizado, mas a partir de uma medida que se alcança a mudança, e a partir de uma mudança que se desenvolve um novo modelo de planejamento.

No campo específico das finanças, o planejamento pessoal e corporativo tem um papel decisivo que conduzirá ao sucesso ou à dificuldade. Para que tudo corra bem, é essencial que o lojista tenha em mente que planejar as finanças significa plantar hoje para colher no futuro, num horizonte de tempo que ainda será definido. É um percurso que exige muita disciplina, estímulo, visão ampliada dos negócios, comprometimento com a busca pelo resultado desejado e não confundir o dinheiro de sua cota pessoal e o da empresa.

Rafael Ferreira,
Gerente comercial da Montana Química S.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário