Os mais de 40 mil acessos ao www.reformaeconstrucaodacasa.blogspot.com maximizam o foco na excelência pela informação jornalística de qualidade. Ao optarmos pelo segmento editorial assumimos compromissos como ferramenta imprescindível no empreendedorismo do setor. Dar suporte através de uma comunicação precisa, verídica e direta é responsabilidade e metas desta publicação online. Além dos significativos acessos, opiniões, sugestões ou críticas serão bem-vindas no aperfeiçoamento e consolidação dos objetivos proposto. Sua participação vai estampar a página desta revista como forma de reconhecimento e admiração pelo seu direito de expressão. Comentários através do reformaeconstrucaodacasa@gmail.com

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Índice de Confiança da Construção é o pior no ambiente de negócios do setor, aponta FGV.

O Índice de Confiança da Construção (ICST) registra variação de -5,9%, no trimestre, com findo em abril último, em relação ao mesmo período de 2013. A variação interanual é a menor desde abril do ano passado, quando a taxa alcançara -6,6%. A piora do ICST ocorreu devido às avaliações sobre a situação atual e às expectativas em relação aos próximos meses. Os dados são Instituo Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (IBRE/FGV).

Em bases mensais, a piora foi ainda mais significativa em abril, quando a variação interanual do ICST registrou taxa de -10,7% frente aos -5,6% de março, na mesma base de comparação. É o pior resultado desde outubro de 2011 (-12,1%), destaca a FGV.

No enfoque trimestral, a variação interanual trimestral do 
Índice da Situação Atual (ISA-CST) passou de -1,5%, em março, para -3,7%, em abril. Já o Índice de Expectativas (IE-CST) passou de uma variação de -4,8%, em março, para -7,7%, em abril – a maior perda desde agosto de 2012 (-8,1%).

Em termos mensais, a queda interanual foi mais abrupta: o ISA-CST passou de -1,8%, em março, para -8,9%, em abril – a maior redução nesta base de comparação desde junho de 2013 (-9,5%). 

O IE-CST passou de -8,7%, em março, para -12,2%, nas mesmas bases de comparação. O resultado geral da pesquisa sugere arrefecimento do nível de atividade do setor ao início do segundo trimestre de 2014.

Dos onze segmentos pesquisados, nove acompanharam o movimento do ICST na métrica interanual trimestral. Os destaques negativos foram os segmentos de Obras Viárias, cuja taxa passou de -4,6%, em março, para -9,7%, em abril; Aluguel de Equipamentos de Construção e Demolição, de -2,7% para -7,0%; e Edificações, com taxas de -3,6 e -6,6%, respectivamente, nos mesmos períodos.

O quesito que mede a percepção das empresas quanto à demanda prevista nos meses seguintes foi o que exerceu maior influência negativa sobre o IE-CST. A variação interanual trimestral deste quesito passou de -4,5%, em março, para -7,9%, em abril. A proporção de empresas prevendo aumento na demanda no trimestre findo em abril de 2014 é de 29,0%, contra 34,1% há um ano, enquanto a parcela das que estão prevendo diminuição foi de 10,5%, contra 5,6%, em abril do ano anterior. Fonte: FGV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário