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quinta-feira, 24 de março de 2011

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A abordagem na recepção ao cliente pode garantir a venda e dar início a um longo relacionamento. Estudo sobre as Empresas que Mais Respeitam o Consumidor, realizado pela Shopper Experience em parceria com o Grupo Padrão apontou que 48% dos entrevistados destacaram ser o atendimento o fator determinante pela escolha de uma marca. Para Roberto Meir, especialista internacional em relações de consumo e CEO do Grupo Padrão, o consumidor valoriza a educação, a capacitação e a forma educada dos funcionários durante o atendimento. A oitava edição da pesquisa ouviu 1370 pessoas nas cidades de Porto Alegre, São Paulo, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte.

O estudo registrou, ainda, que 42% dos pesquisados destacaram a importância da qualidade do produto oferecido. A imagem que a empresa transmite ao cliente ficou com 34% da preferência das pessoas ouvidas.

Para 34% dos entrevistados, tão importante quanto a qualidade do atendimento e de produtos, é a imagem que a empresa transmite ao consumidor. Estão atentos à importância que a corporação dá às ações de responsabilidade social, ambiental e com o País, porém com destaque a saber ouvir e respeitar o consumidor (13%) e a honestidade e credibilidade que transmite aos seus clientes (9%).
“Os consumidores brasileiros estão cada vez mais exigentes, pois conhecem seus direitos e cobram das corporações que eles sejam cumpridos, e este é um sinal de alerta às empresas que ainda não têm foco total na satisfação de seus clientes”, explica Meir.
Economia estabilizada, baixo índice de desemprego e confiança no futuro do País contribuíram para que o atributo preço ficasse em última colocação na ordem de importância dos atributos, com 22% das menções, sendo que condições de pagamento, preço acessível e menores taxas de juros foram os mais citados.

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