Os mais de 40 mil acessos ao www.reformaeconstrucaodacasa.blogspot.com maximizam o foco na excelência pela informação jornalística de qualidade. Ao optarmos pelo segmento editorial assumimos compromissos como ferramenta imprescindível no empreendedorismo do setor. Dar suporte através de uma comunicação precisa, verídica e direta é responsabilidade e metas desta publicação online. Além dos significativos acessos, opiniões, sugestões ou críticas serão bem-vindas no aperfeiçoamento e consolidação dos objetivos proposto. Sua participação vai estampar a página desta revista como forma de reconhecimento e admiração pelo seu direito de expressão. Comentários através do reformaeconstrucaodacasa@gmail.com

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Novas normas para o desempenho de edificações habitacionais.


A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançaram oficialmente a Norma de Desempenho e o Guia Orientativo para atendimento à Norma ABNT NBR 15575 – Desempenho de Edificações Habitacionais, nesta quarta-feira, 10, no Royal Tulip, em Brasília.

A nova norma divide a casa em cinco sistemas diferentes (vedações, coberturas, estrutura, sistemas hidrossanitários e pisos). Para o presidente da CBIC, Paulo Simão, as novas regras vão harmonizar as relações entre os diferentes atores da cadeia produtiva. "É uma norma pensada para o morador, que diz o que ele tem que receber em termos de segurança, conforto e qualidade. Facilita inclusive a fiscalização", afirma Paulo Simão.

O novo normativo, segundo Paulo Simão também vai funcionar como um impulso à construção civil, na medida em que incentiva o uso da inovação no setor. "Como as regras dizem respeito somente ao resultado final de uma casa ou apartamento - que condições de uso e habitação ele deve garantir - qualquer tecnologia pode ser usada, O importante é que a edificação atenda os parâmetros de desempenho", conclui. Na ocasião, Gustavo Leal informou que o Guia será usado nos cursos do Senai, que incorporará o conhecimento da nova norma à nova geração de profissionais que forem treinados pelo Sistema. Maria Inês, do Ministério das Cidades, comemorou o lançamento da Norma, que, segundo ela, vai estabelecer um novo paradigma sobre o que é preciso fazer para examinar o sistema construtivo.

Participaram do evento a secretária nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Maria Inês Magalhães; o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Fontes Hereda; o gerente geral do Banco do Brasil, Hamilton Rodrigues da Silva, e o diretor de operações do Senai, Gustavo Leal, além do presidente do Conselho Deliberativo da ABNT, Pedro Buzzato, e do presidente da CBIC, Paulo Simão.
Fonte: CBIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário