Os mais de 40 mil acessos ao www.reformaeconstrucaodacasa.blogspot.com maximizam o foco na excelência pela informação jornalística de qualidade. Ao optarmos pelo segmento editorial assumimos compromissos como ferramenta imprescindível no empreendedorismo do setor. Dar suporte através de uma comunicação precisa, verídica e direta é responsabilidade e metas desta publicação online. Além dos significativos acessos, opiniões, sugestões ou críticas serão bem-vindas no aperfeiçoamento e consolidação dos objetivos proposto. Sua participação vai estampar a página desta revista como forma de reconhecimento e admiração pelo seu direito de expressão. Comentários através do reformaeconstrucaodacasa@gmail.com

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Brasil é certificado LEED em construções sustentáveis.







A busca pela certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design/Liderança em Energia e Design Ambiental) para edificações verdes está despertando os brasileiros para as construções “politicamente corretas”. Tendências por uma qualidade de vida comprometida, principalmente, com o meio ambiente, marcam o início de uma nova era na sociedade contemporânea: “A Era da Sustentabilidade na Construção”.

Segundo a U.S. Green Building Council (GBC), organização não governamental americana que criou o selo de certificação, no Brasil há 42 empreendimentos já reconhecidos, além de outros 441 em busca do selo verde. Para a instituição, a projeção é de que até o final de 2012 o número alcance 650 solicitações do certificado.

Recentemente, A loja Starbucks® Brasil, localizada no Shopping Rio Sul, capital fluminense, e o edifício da Editora Abril, na Marginal Pinheiros, em São Paulo, foram os primeiros empreendimentos a serem reconhecidos com a certificação LEED, em 2012. Outro empreendimento que seguira o sistema de sustentabilidade será o Maracanã. Com o novo projeto o estádio vai economizar até 30% de água, a partir de dispositivos economizadores e um sistema de captação de água de chuva, o que diminuirá o uso de água potável em 50% para irrigação do gramado.

O LEED, ou Selo Verde, como é conhecido no Brasil, é um sistema de qualificação internacional com orientação ambiental para empreendimentos com implantação de práticas sustentáveis. Adotado em mais de 130 países, o número de certificações já conquistadas por edificações brasileiras coloca o país na quarta posição no ranking mundial de construções sustentáveis, ficando atrás dos Estados Unidos, China e Emirados Árabes.

O objetivo através da ceertificação LEED é também desenvolver a indústria da construção sustentável no país, utilizando as forças de mercado para conduzir a adoção de práticas de Green Building em um processo integrado de concepção, implantação, construção e operação de edificações e espaços construídos.

A certificação LEED é um sistema de pontuação (de 40 a 110 pontos) que divide o selo nos níveis Básico, Silver, Glod e Platinum. Os critérios para o selo verde no Brasil englobam as categorias:

-Eficiência Energética;
-Uso Racional da Água;
-Materiais e Recursos;
-Qualidade Ambiental Interna;
-Espaço Sustentável;
-Inovações e Tecnologias; e
-Créditos Regionais.

Vantagens para empreendimentos com certificação LEED

- Custos operacionais durante toda vida útil
Redução em até 50% no consumo de água,
Redução em até 30% no consumo de energia,
Redução em até 80% nos resíduos
-Valorização do imóvel, além de reconhecimento por aplicação de práticas de sustentabilidade.
Valorização de 10% a 20% no preço de revenda do imóvel, além de redução em média de 9% no custo de operação do empreendimento.
- Melhora da qualidade interna, com o aumento da luminosidade e diminuição do uso de ar condicionado.

O GBC Brasil disponibiliza os seguintes tipos de LEED:

LEED NC – Novas construções e grandes projetos de renovação
LEED ND – Desenvolvimento de bairro (localidades)
LEED CS – Projetos da envoltória e parte central do edifício
LEED Retail NC e CI – Lojas de varejo
LEED Healthcare – Unidades de saúde
LEED EB_OM – Operação de manutenção de edifícios existentes
LEED Schools – Escolas
LEED CI – Projetos de interiores e edifícios comerciais

Da redação com GBCB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário