Os mais de 40 mil acessos ao www.reformaeconstrucaodacasa.blogspot.com maximizam o foco na excelência pela informação jornalística de qualidade. Ao optarmos pelo segmento editorial assumimos compromissos como ferramenta imprescindível no empreendedorismo do setor. Dar suporte através de uma comunicação precisa, verídica e direta é responsabilidade e metas desta publicação online. Além dos significativos acessos, opiniões, sugestões ou críticas serão bem-vindas no aperfeiçoamento e consolidação dos objetivos proposto. Sua participação vai estampar a página desta revista como forma de reconhecimento e admiração pelo seu direito de expressão. Comentários através do reformaeconstrucaodacasa@gmail.com

quinta-feira, 26 de julho de 2018

Sintra como você nunca viu: pelo olhar do Feng Shui!

Por Camila S.P.Meira, Arquiteta
De 03 a 12 de junho deste ano ocorreu em Sintra, Portugal, o 15° Seminário Internacional de Feng Shui, onde o arquiteto mineiro Carlos Solano e uma equipe de organizadores uniram estudos com viagem cultural. Foi uma celebração: vários professores, palestras, passeios e muita cultura. Tudo vinculado ao tema para proporcionar uma experiência enriquecedora em todos os aspectos.
O que é o Feng Shui? Uma técnica milenar chinesa que avalia e ordena as energias presentes nos ambientes. Existem algumas escolas desta técnica, eu trabalho com a técnica da Bússola e me inscrevi no seminário para complementar meu conhecimento sobre o tema e também para viajar estudando e sabendo o porquê de determinados ambientes e paisagens nos causarem tão boa impressão.
Sintra é uma localidade com sua imponente serra cheia de verde e paisagens de inigualável beleza. Em 1995, recebeu pela UNESCO, a classificação de Patrimônio Mundial na categoria de Paisagem Cultural. Ela possui um excelente Feng Shui urbano, ou seja, uma excelente interação harmônica entre a paisagem, as construções e as pessoas. Suas quintas (antigas residências de veraneio) com jardins floridos e muito ar puro são um charme difícil de descrever.
Seu nome provém do árabe Xentra. Mas também é dito que veio dos Celtas, que chamavam de Cynthia a Serra de Sintra em devoção à lua. Cynthia é a deusa lunar na mitologia grega. Por conta desta devoção à lua que ocorria neste local, é que surgiu o nome Monte da Lua, visto e ouvido até hoje por toda Sintra.
Uma cidade feminina, cheia de matas e águas, associada à lua e aos mistérios sobre o sentido da vida. Muitos pontos interessantes para visitar, apreciar e pensar na vida como Parque e Palácio de Monserrate, os Jardins da Pena, Palácio da Pena, Chalet da Condessa d’Edla, MU.SA (Museu das Artes de Sintra), Palácio Nacional, Castelo dos Mouros,  Palácio e Quinta da Regaleira.
Como características importantes para o Feng Shui, chama a atenção que todos os palácios em Portugal tem lindos jardins que os rodeiam, ou levam a um caminho, fazendo com que as pessoas reflitam sobre suas trajetórias. Esse estudo do caminho, como dizemos na técnica, sempre regido pela força da natureza, é um dos motivos que faz com que o País seja tão especial. E mais especial ainda é Sintra, porque contempla muito a questão da natureza.
E onde se hospedar? Muitas quintas foram transformadas em hotéis, então vale escolher uma delas. Tudo com muito verde, jardins floridos, vistas maravilhosas e aquela bruma ao amanhecer e ao anoitecer que somente um local abençoado pela Lua pode ter. Nós escolhemos e indicamos muito o Sintra Jardim.
Detalhes para você apreciar:     
Vista interna da circulação do Palácio de Monserrate, residência de verão da família Cook. Uma mansão neo-gótica com inúmeros detalhes riquíssimos. Simplesmente maravilhosa! Vale muito conhecer este lugar e seus jardins. Por que é tão lindo? Porque tem a força do Yang, energia masculina, com a delicadeza feminina da força Yin, através dos desenhos e arabescos mouriscos. Portanto, a harmonia entre as duas energias, Yin e Yang, o delicados e a exuberância, traz como resultado o deleite aos nossos olhos, que tanto admiramos.

Ainda no Palácio de Monserrate, a Sala de Música com sua incrível acústica e seu Domo decorado com motivo floral. Também existe uma abóboda central em forma de octógono cor de rosa, que filtra a luz e traz um brilho especial. O octógono é na verdade um Baguá com suas oito partes. O Baguá é um instrumento utilizado pelos terapeutas de Feng Shui, que visa harmonizar as energias da casa. Ele é divido em 8 setores, cada um é chamado de guá  e está relacionado a um aspecto da vida e tem um elemento característico. Vale lembrar que vários palácios de Sintra trazem, até mesmo em pequenos canteiros ou fontes, o formato do octógono. Mais sobre Feng Shui no Facebook de Camila,  Casa Feng.

Do blog www.baudefamilia.com

Com autorização e colaboração da jornalista Dani Góes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário