Os mais de 40 mil acessos ao www.reformaeconstrucaodacasa.blogspot.com maximizam o foco na excelência pela informação jornalística de qualidade. Ao optarmos pelo segmento editorial assumimos compromissos como ferramenta imprescindível no empreendedorismo do setor. Dar suporte através de uma comunicação precisa, verídica e direta é responsabilidade e metas desta publicação online. Além dos significativos acessos, opiniões, sugestões ou críticas serão bem-vindas no aperfeiçoamento e consolidação dos objetivos proposto. Sua participação vai estampar a página desta revista como forma de reconhecimento e admiração pelo seu direito de expressão. Comentários através do reformaeconstrucaodacasa@gmail.com

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Índice de Confiança da Construção registra desaceleração.

O Índice de Confiança da Construção (ICST) da Fundação Getulio Vargas registrou uma desaceleração, pelo quarto mês consecutivo, ao apontar uma variação interanual de -9,8%, no trimestre, com findo em junho de 2014. Um recuo consecutivo que vem sendo registrando desde março, com -3,3%, em abril, -5,9%; e em maio, -8,7%.

A pesquisa também registrou:

Índice de Expectativas (IE-CST) - passou de -11,4%, no trimestre findo em maio, para -13,1%, em junho. Mensalmente o IE-CST passou de -13,4%, em maio, para -13,6%, em junho.

A variação interanual trimestral do IE-CST passou de -11,1%, em maio, para -13,7%, em junho. A proporção de empresas que prevê aumento da demanda no trimestre findo em junho de 2014 é de 25,3%, contra 35,1% há um ano, enquanto a parcela das que preveem piora foi de 13,8%, contra 5,9%, em junho do ano anterior. O quesito que mede a percepção das empresas quanto à demanda prevista para os próximos três meses foi o que exerceu maior influência negativa sobre o  IE-CST.

Índice da Situação Atual (ISA-CST) - passou de -5,3%, em maio, para -5,7%, em junho. Mensalmente apresentou melhora ao passar de -5,2%, em maio, para -3,0%, em junho.

A piora relativa do ISA-CST foi influenciada pela menor satisfação das empresas com a situação atual dos negócios. A variação interanual do Indicador Trimestral deste item passou de -4,9%, em maio, para -5,3%, em junho. Das 698 empresas consultadas, 21,4% avaliam a situação como boa no trimestre findo em junho de 2014, contra 25,5% no mesmo período do ano anterior; já 16,5% das empresas reportam como ruim (contra 14,7%, em junho de 2013).

Dez segmentos pesquisados apresentaram queda na métrica interanual trimestral.

Os destaques negativos foram os segmentos de:

Preparação do Terreno - a taxa  passou de -5,2%, em maio, para -9,3%, em junho; e 

Obras de Acabamento - passou de -5,5% para -9,0%, respectivamente, nos mesmos períodos.
Fonte: FGV

Nenhum comentário:

Postar um comentário