Os mais de 40 mil acessos ao www.reformaeconstrucaodacasa.blogspot.com maximizam o foco na excelência pela informação jornalística de qualidade. Ao optarmos pelo segmento editorial assumimos compromissos como ferramenta imprescindível no empreendedorismo do setor. Dar suporte através de uma comunicação precisa, verídica e direta é responsabilidade e metas desta publicação online. Além dos significativos acessos, opiniões, sugestões ou críticas serão bem-vindas no aperfeiçoamento e consolidação dos objetivos proposto. Sua participação vai estampar a página desta revista como forma de reconhecimento e admiração pelo seu direito de expressão. Comentários através do reformaeconstrucaodacasa@gmail.com

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Índice de Confiança da Construção.

O Índice de Confiança da Construção (ICST) recuou 0,7 ponto em janeiro, alcançando 67,6 pontos – menor nível da série histórica iniciada em julho de 2010. Sob a métrica de médias móveis trimestrais, o índice manteve-se estável, ao variar -0,1 ponto. O ICST é uma publicação da Fundação Getulio Vargas. 

“Em janeiro, a sondagem mostrou que houve redução forte na carteira de contratos das empresas, refletindo a continuidade do cenário de atividade deprimida. Com isso, a intenção de contratar nos próximos meses voltou a registrar queda. Os números recém divulgados do Caged apontam o setor da construção como o segundo que mais demitiu no ano passado. A sondagem de janeiro sinaliza que o mercado de trabalho formal do setor deverá continuar encolhendo nos primeiros meses de 2016” observou Ana Maria Castelo, Coordenadora de Projetos da Construção da FGV/IBRE.

A piora do ICST em janeiro foi decorrente do indicador que mensura a percepção das empresas sobre o estado atual dos negócios: o Índice da Situação Atual (ISA-CST) caiu 2,6 pontos, alcançando 65,4 pontos. A maior contribuição negativa para o ISA-CST, em janeiro, foi dada pelo indicador que capta informações sobre a carteira de contratos no momento, que apresentou queda de 5,1 pontos em relação ao mês anterior, atingindo 63,5 pontos.

 Já o Índice de Expectativas (IE-CST) cresceu 1,2 ponto, fazendo com que o índice atingisse 70,7 pontos. O indicador que mede a perspectiva de demanda pelos serviços da empresa para os próximos três meses foi o que apresentou maior contribuição para a alta IE-CST no mês, com crescimento de 3,1 pontos entre janeiro de 2016 e dezembro de 2015, atingindo 72,2 pontos. Esta elevação não compensou a queda em dezembro (-1,9 ponto), mas merece destaque por ter sido impulsionada pelas expectativas de empresas atuantes no segmento de infraestrutura.

Fonte: FGV

Nenhum comentário:

Postar um comentário