Os mais de 40 mil acessos ao www.reformaeconstrucaodacasa.blogspot.com maximizam o foco na excelência pela informação jornalística de qualidade. Ao optarmos pelo segmento editorial assumimos compromissos como ferramenta imprescindível no empreendedorismo do setor. Dar suporte através de uma comunicação precisa, verídica e direta é responsabilidade e metas desta publicação online. Além dos significativos acessos, opiniões, sugestões ou críticas serão bem-vindas no aperfeiçoamento e consolidação dos objetivos proposto. Sua participação vai estampar a página desta revista como forma de reconhecimento e admiração pelo seu direito de expressão. Comentários através do reformaeconstrucaodacasa@gmail.com

sábado, 25 de dezembro de 2010

A cerâmica por opção.

Foto: Reforma & Construção.


Revestimentos em cerâmica, resina epóxe, taco de madeira, assoalho, porcelanato, pastilha de vidro, pastilha de cerâmica, cimento queimado, laminados, ladrilho hidráulico, granilite, granito ou mármore. A final, qual será o piso ideal? Há uma variedade em cores e peças no mercado a exigir-nos reflexão para quais ambientes escolhermos o revestimento ideal. Quais as vantagens e desvantagens em optarmos por um determinado tipo de piso? Nesta edição vamos abordar os revestimentos em cerâmica.

A cerâmica é o material artificial mais antigo desenvolvido pelo homem, existindo a cerca de dez a quinze mil anos e foram encontradas em diversos sítios arqueológicos. No Brasil, a cerâmica tem suas origens na Ilha de Marajó, no Pará. Estudos arqueológicos indicam a presença de uma cerâmica mais simples, na região amazônica, por volta de 5 mil anos atrás.

Produzida a partir da argila, a cerâmica, do grego "kéramos”, "terra queimada" ou “argila queimada” é um material de grande rigidez, resistência e durabilidade, que lhe permite ser utilizado também em pisos e paredes de casas. Devido ao aspecto estético favorável o revestimento cerâmico possibilita, ainda, facilidade para a limpeza.

As diferentes peças cerâmicas disponíveis no comércio, em cores, tamanhos ou modelos oferecem composições de revestimentos variados, caracterizando diferentes cômodos da casa. Revestimentos cerâmicos podem ser aplicados em paredes e pisos internos e externos, calçadas, fachadas e piscinas.

Desvantagens: O custo pode ser maior se comparado ao piso de madeira. Pode lascar. Dificuldade em encontrar modelos antigos no mercado. O rejunte pode facilmente ficar encardido.

Vantagens: - Limpeza fácil, durabilidade, resistência, não propaga chamas, pode ser usado em qualquer ambiente, impermeabilidade, antialérgico, fácil colocação, alta compatibilidade, não mancha, beleza e diversidade (esmaltados, lisos, marmorizados, imitando tijolos, mosaicos, pedras e até madeiras) e preços acessíveis.

Derli dos Reis
Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário