Os mais de 40 mil acessos ao www.reformaeconstrucaodacasa.blogspot.com maximizam o foco na excelência pela informação jornalística de qualidade. Ao optarmos pelo segmento editorial assumimos compromissos como ferramenta imprescindível no empreendedorismo do setor. Dar suporte através de uma comunicação precisa, verídica e direta é responsabilidade e metas desta publicação online. Além dos significativos acessos, opiniões, sugestões ou críticas serão bem-vindas no aperfeiçoamento e consolidação dos objetivos proposto. Sua participação vai estampar a página desta revista como forma de reconhecimento e admiração pelo seu direito de expressão. Comentários através do reformaeconstrucaodacasa@gmail.com

domingo, 25 de maio de 2014

O consumo da água na construção.

O consumo diário de água por operário não alojado em uma obra chega a 45 litros por dia, sem a inclusão da refeição. Caso a alimentação seja preparada no local, o consumo pode atingir 65 litros. Já nos serviços de construção o consumo é elevado. Para a confecção de um metro cúbico de concreto, se gasta em média de 160 a 200 litros e, na compactação de um metro cúbico de aterro, podem ser consumidos até 300 litros de água. Estes dados resultam de pesquisa realizada pelo Departamento de Engenharia de Construção Civil e Urbana – Escola Politécnica – da Universidade de São Paulo. As modificações climáticas e consequentemente a possível escassez de água mobilizou a comunidade científica na busca de ações de sustentabilidade na construção civil.

Atualmente, diversos setores produtivos, assim como na construção civil, desenvolvem medidas de racionalização no consumo de água. Ações sobre a necessidade de construções com menor impacto sobre o meio ambiente começaram exatamente a partir de investigações para diminuir o consumo na fabricação de materiais e na construção de prédios. A criação do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, em 2007, foi a iniciativa correta para intensificar o uso consciente dos recursos naturais em um território com cerca de 12% de disponibilidade de água potável do planeta.

Com o “boom” da construção civil, que elevou a demanda e o custo da água, surge a necessidade em se implantar programas para economia de água nos canteiros de obras, tais como a utilização de torneiras com acionamento e desligamento automático; instalação de temporizadores nos chuveiros, determinando o tempo de banho; utilização de água da chuva para descargas e limpeza da obra. Também otimizar estudos para utilização de fontes alternativas de água para consumo em serviços de construção civil, como o uso da água da chuva na cura do concreto ou dosagem de argamassas; palestras para conscientização dos funcionários, com relação à fonte finita de recursos naturais; e acompanhamento mensal dos consumos e medidas para redução dos mesmos.

Para desenvolver ações voltadas ao uso racional da água em suas múltiplas aplicações promovendo a adoção de medidas que minimizem perdas e maximizem a eficiência, o uso racional da água e sua reutilização a Agência Nacional de Águas (ANA) lançou, em novembro, edital para seleção de propostas de entidades privadas sem fins lucrativos para o desenvolvimento de ações em apoio à gestão de Recursos Hídricos no setor da Construção Civil. www.ana.gov.br

Indústria reduz previsão de vendas do ano para 3%.

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) apontaram queda de 2% nas vendas do setor de janeiro a abril comparado ao mesmo período 2013. Somente em abril, o estudo registrou queda de 9,1% nas vendas e, em março, o índice atingiu 4,4%, fazendo com que a entidade revesse a previsão, antes estimada em 4,5% o fechamento para 2014, para 3,0% na comercialização de produtos do segmento.

Os números do estudo da Abramat destacaram ainda que os empregos na indústria tiveram um crescimento de 6,7% em relação a abril de 2013. Já em relação ao mês anterior o crescimento foi de 1,0%.

Para o presidente da Abramat, Walter Cover, "0 ano começou bem, com crescimento em janeiro e fevereiro, mas as vendas da maioria dos materiais, em março e abril, caíram fortemente". Segundo ele, os segmentos de varejo, imobiliário e infraestrutura apresentaram resultados abaixo do esperado. "Os produtos de acabamento sofreram menos. Ainda há tempo para uma recuperação, mas torna-se mais difícil atingirmos o crescimento previsto para 2014, de 4,5%.” afirma o presidente. 

Cover também acrescentou que, embora os índices de emprego e renda continuem positivos, o crédito às famílias e as expectativas sobre o futuro da economia continuam preocupando tanto os consumidores como os empresários e com isso as compras e investimentos são postergados. 

Desde a sua fundação, em abril de 2004, a ABRAMAT acompanha e contribui para o crescimento da Construção Civil no país, atuando como interlocutora do setor junto ao Governo e aos demais agentes da cadeia produtiva da construção civil. A entidade conta atualmente com 50 empresas filiadas, que são as líderes na fabricação de materiais de construção dos diversos segmentos. Entre os temas que representam os focos de atuação da entidade estão: a competitividade da indústria, a desoneração fiscal de materiais para construção, a conformidade técnica e fiscal na produção e comercialização dos materiais, a profissionalização da mão-de-obra da construção e a responsabilidade sócio-ambiental dos agentes do setor. Fonte: Abramat

domingo, 18 de maio de 2014

Treinar e qualificar

Rafael Ferreira




Indústrias, em parceria com entidades, 
criam programas para disseminar 
conhecimento e garantir maior qualidade
para os pintores profissionais.



Hoje não é segredo, a mão de obra de qualidade está cada vez mais escassa na construção civil brasileira. Por isso há preocupação entre as indústrias e as associações de classe, no sentido de criar ferramentas que possam levar conhecimento e qualificação aos profissionais da área.

Transferir conhecimento é cada vez mais relevante, uma vez que as indústrias vêm desenvolvendo produtos com novas tecnologias, de menor impacto ambiental, ou mesmo os funcionais que, além da pintura, proporcionam outros efeitos desejados como proteção térmica ou bactericida. Para dar fluxo adequado à informação técnica para profissionais, o Sitivesp (Sindicato da Indústria de Tintas do Estado de São Paulo) criou no final de 2013 a Comissão de Tintas Imobiliárias. Com esta iniciativa levou a experiência acumulada ao longo de vários anos pela Comissão de Tintas Automotivas. O novo Grupo tem por objetivo estimular a iniciativa de pintura imobiliária pelo consumidor final, ajudando assim a aumentar o consumo de tintas ao mesmo tempo em que deixa os imóveis e as cidades mais bonitos.

O trabalho da Comissão de Tintas Imobiliárias conta, inicialmente, com a parceria do Senai (Serviço Nacional da Indústria) para realizar treinamentos técnicos com foco nos pintores profissionais. Outra iniciativa similar e igualmente importante é a da Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas) com o programa Pintor Profissional que nesta primeira etapa tem valorizado os pintores em atividade nos diversos segmentos profissionais. Neste programa, os pintores são cadastrados, passam por prova e indicação de obras executadas para terem direito à carteira de Pintor Profissional. Podem então ter seus nomes e meios de contato divulgados no site do programa (www.pintorprofissional.com.br), que os colocará em canal direto com clientes e consumidores finais.

Todas essas iniciativas das indústrias, em parceria com lojistas, associações e sindicatos de classe levam treinamento e qualificação aos pintores em todo o território nacional. A participação ativa do Senai na formação da mão de obra vem ao encontro do objetivo maior que é deixar o pintor profissional qualificado e preparado, pronto para atender as demandas tanto de consumidores quanto das empresas. Seu trabalho fica assim ainda mais nobre a valorizado no setor da construção civil.

Gerente de Marketing e Comunicação da Montana Química S.A.

Construção em Pauta

Sondagem Nacional da Construção

O questionário online da 59ª Sondagem Nacional da Indústria da Construção, que avalia a percepção do setor sobre o desempenho recente das construtoras e as perspectivas dos empresários da construção, poderá ser respondida até o próximo dia 27 de maio, no site da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic). A enquete é trimestral e representa um instrumento de avaliação e divulgação da opinião do setor. Seus resultados servem para o planejamento das construtoras e fortalecem o conhecimento dos seus agentes e as relações entre os sindicatos da construção em todo o país. Quanto mais empresários responderem, mais fielmente a sondagem refletirá a situação e as expectativas do setor. A sondagem é realizada pelo Sinduscon-SP, em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), e conta com apoio da Cbic.  Fonte: Cbic
Manual de uso, operação e manutenção de edificações

“Guia Nacional para elaboração do Manual de Uso, Operação e Manutenção das Edificações”, que tem o objetivo de orientar as entidades do setor da construção na elaboração dos manuais do proprietário, com informações sobre as novas normas, será lançado no próximo dia 22 de maio, durante o 86º Enic, em Goiânia. 

O manual de uso e operação das edificações tem como função destacar que a durabilidade de uma edificação está ligada, não só aos fatores relacionados ao projeto e execução da obra, mas também ao correto uso e manutenção preventiva. Fonte: Cbic
Simulador de custos de acidente e afastamento do trabalho

Para conhecer os gastos das empresas com afastamento de funcionários em consequência de acidentes de trabalho a Comissão de Política de Relações Trabalhistas (Cprt) da Cbic lançará o simulador Construindo Segurança e Saúde, no próximo dia 22 de maio, o 86º Enic, em Goiânia. A ferramenta vai permitir aos empresários um maior ganho em economia e qualidade de vida para os trabalhadores da construção civil. Fonte: Cbic

Nova ERA de sustentabilidade na construção 
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) vai lançar uma ferramenta de gestão de recursos para o uso de energia e água e a geração de resíduos em canteiros de obras de empresas de pequeno, médio e grande porte, no próximo dia 23 de maio, durante o 86º Enic, em Goiânia. 

A ferramenta ERA, assim definida, e que tem como principal objetivo o desenvolvimento de metodologia para definição do Índice de Sustentabilidade Ambiental, foi desenvolvida especialmente para o setor da construção através de uma parceria entre a Cbic e a Universidade de Brasília (UnB), com apoio do Senai. O ERA vai atender ao Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) e aos requisitos e critérios de certificações ambientais e de construção sustentável.  Fonte: Cbic

Inovação tecnológica em organização 
O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) lançou o programa de especialização em Inovação Tecnológica em Organizações, com foco em Contexto, Incentivos e Ferramentas para empresários, diretores, gerentes, coordenadores de áreas e consultores.

O curso promoverá debates sobre fundamentos teóricos e técnicas analíticas de concepção, planejamento e implantações de estratégia de inovação e desenvolvimento tecnológico nas empresas. O conteúdo das aulas incluirá disciplinas transversais, como Sistemas de Inovação e Política de C&T&I no Brasil; Padrões Setoriais e Geográficos da Inovação; ferramentas e auxílio para a elaboração de trabalho de pesquisa (monografia), por meio de prospecção das informações, elaboração de referências bibliográficas de textos monográficos e metodologia de pesquisa.Fonte: Cbic
Guia Contrate Certo 
Um dos maiores di lemas jurídicos enfrentados pelas empresas da construção civil vai ser minimizado com o lançamento do Guia Contrate Certo, elaborado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), com orientações de como uma construtora pode contratar outra empresa para executar determinados serviços numa obra, sem que isso seja interpretado como terceirização da atividade-fim da empreiteira e respeitando as regras da lei trabalhista. O Guia será lançado durante o 86º Enic, que será realizado de 21 a 23 de maio, no Centro de Convenções de Goiânia. Fonte: Cbic
Política Nacional de Habitação 
É um dos temas de destaque da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) a ser debatido no dia 22 de maio, das 14h30 às 17h30, durante o 86º Enic, em Goiânia.  Participam da plenária a coordenadora de Projetos da Construção da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Ana Maria Castelo; o vice-presidente do Sinduscon-RS, Hugo Scipião, e o presidente do Sinduscon-BA, Carlos Henrique de Oliveira Passos. Fonte: Cbic


Mercado Imobiliário: para onde caminha a demanda

É o tema a ser debatido no dia 23 de maio, das 14h30 às 17h30, também durante o 86º Enic. O encontro contará com a presença do economista chefe do Secovi-SP, Celso Petrucci; do chefe-adjunto do Denor do Banco Central do Brasil, Júlio César Paranatinga Carneiro; do vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa Econômica Federal, Fábio Ferreira Cleto, e do presidente da Abecip e diretor executivo do Bradesco, Octavio de Lazari Junior. Fonte: Cbic
Formação de Preços em Obras Públicas
A Associação para o Desenvolvimento da Engenharia de Custos (AACE Brasil) promove o seminário “Formação de Preços em Obras Públicas”, no próximo dia 30 de maio, das 8h45 às 18h, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo. 

Destinado a construtores, projetistas, advogados, engenheiros, gestores públicos e auditores o objetivo do evento é despertar os representantes da cadeia de obras públicas para a necessidade de estabelecer uma metodologia racional de formação de preços e nivelar informações sobre políticas públicas e ferramentas de engenharia de custos, além de promover a integração entre os profissionais da área de obras públicas e especialistas em formação de custos. 

Na programação, destaque para os temas: “Formação de Preços de Obras Públicas no Entendimento do TCU”; “A contratação integrada (RDC) e a formação de preços”; “Formação de Preço de Obras Grandes e Complexas”; “Passos da Formação do Preço a Partir de Tabelas Referenciais de Custos”, e “Processo de Aprimoramento do Sinapi”. Fonte: Cbic

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Índice de Confiança da Construção é o pior no ambiente de negócios do setor, aponta FGV.

O Índice de Confiança da Construção (ICST) registra variação de -5,9%, no trimestre, com findo em abril último, em relação ao mesmo período de 2013. A variação interanual é a menor desde abril do ano passado, quando a taxa alcançara -6,6%. A piora do ICST ocorreu devido às avaliações sobre a situação atual e às expectativas em relação aos próximos meses. Os dados são Instituo Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (IBRE/FGV).

Em bases mensais, a piora foi ainda mais significativa em abril, quando a variação interanual do ICST registrou taxa de -10,7% frente aos -5,6% de março, na mesma base de comparação. É o pior resultado desde outubro de 2011 (-12,1%), destaca a FGV.

No enfoque trimestral, a variação interanual trimestral do 
Índice da Situação Atual (ISA-CST) passou de -1,5%, em março, para -3,7%, em abril. Já o Índice de Expectativas (IE-CST) passou de uma variação de -4,8%, em março, para -7,7%, em abril – a maior perda desde agosto de 2012 (-8,1%).

Em termos mensais, a queda interanual foi mais abrupta: o ISA-CST passou de -1,8%, em março, para -8,9%, em abril – a maior redução nesta base de comparação desde junho de 2013 (-9,5%). 

O IE-CST passou de -8,7%, em março, para -12,2%, nas mesmas bases de comparação. O resultado geral da pesquisa sugere arrefecimento do nível de atividade do setor ao início do segundo trimestre de 2014.

Dos onze segmentos pesquisados, nove acompanharam o movimento do ICST na métrica interanual trimestral. Os destaques negativos foram os segmentos de Obras Viárias, cuja taxa passou de -4,6%, em março, para -9,7%, em abril; Aluguel de Equipamentos de Construção e Demolição, de -2,7% para -7,0%; e Edificações, com taxas de -3,6 e -6,6%, respectivamente, nos mesmos períodos.

O quesito que mede a percepção das empresas quanto à demanda prevista nos meses seguintes foi o que exerceu maior influência negativa sobre o IE-CST. A variação interanual trimestral deste quesito passou de -4,5%, em março, para -7,9%, em abril. A proporção de empresas prevendo aumento na demanda no trimestre findo em abril de 2014 é de 29,0%, contra 34,1% há um ano, enquanto a parcela das que estão prevendo diminuição foi de 10,5%, contra 5,6%, em abril do ano anterior. Fonte: FGV.

terça-feira, 6 de maio de 2014

Museu Itinerante Leroy Merlin – A Reciclagem na Arte.

Manuel Gomes Moreira Júnior
“A reciclagem da arte é conceitual, é uma reciclagem de comportamento e idéias em que você não precisa levar os erros de hoje para o amanhã”. Assim, o produtor cultural Manuel Gomes Moreira Júnior descreve um dos objetivos do projeto Museu Itinerante Leroy Merlin – A Reciclagem na Arte, que nos dias 4 e 5 de maio, na filial da Leroy Merlin, em Porto Alegre,  expôs uma releitura de 40 obras nacionais, que por meio da reciclagem, buscam a conscientização para a preservação do meio ambiente, através do reaproveitamento de materiais. Para o diretor geral da Leroy Merlin Brasil, Alain Ryckeboer, a iniciativa do programa vem de encontro à responsabilidade e a preocupação da empresa quanto à importância da sustentabilidade na preservação do planeta.

Com a curadoria do crítico de arte e jornalista gaúcho, de Porto Alegre, Jacob Bernardo Klintowitz, o Museu Itinerante Leroy Merlin – A Reciclagem na Arte já percorreu filiais da empresa em diversas capitais do país. Segundo Manuel Moreira Júnior, coordenador da exposição, o programa deve receber cerca de 13 mil visitantes até o final dos objetivos propostos. “A Leroy Merlin deu um passo importante para a democratização da arte no momento em que transforma um espaço empresarial e comercial em um verdadeiro salão de arte contemporânea, pela dimensão de seu público, que constitui todas as classes de uma sociedade”, destaca ele.

O Museu Itinerante reúne obras de artistas contemporâneos de diversas tendências como o gaúcho Ivan Gomes Pinheiro Machado; os paulistas Cirton Genaro, Caciporé Torres, Neto Sansone, Rubens Matuck e Claudio Tozzi; os cearenses Aldemir Martins e Floriano Martins; o baiano de Feira de Santana, César Romero; o naturalizado brasileiro, Yutaka Toyota, de Tendo, Província de Yamagata, Japão; Juan Muzzi, de La Paz, Uruguai; e Fernando Araujo, de Portugal.   Para Jacob Bernardo Klintowitz, “a exposição reúne características comuns a qualidade do trabalho, o respeito ao ofício da arte, a crença de que é possível a construção da cultura e da educação, e a discussão dos valores humanos e sociais”.  

A Leroy Merlin chegou ao Brasil em 1998 com o foco na qualidade de produtos, atendimento e serviço voltados para a sustentabilidade e a necessidade da reciclagem como objetivo de beneficiar não somente o planeta, mas a sociedade. “Construir e Sustentar Leroy Merlin é o Programa de Sustentabilidade implementado pela empresa em diversas ações para a sociedade e o meio ambiente”, destaca Alain Ryckeboer.

O projeto Reciclagem na Arte deu um tom de descontração e introspecção aos clientes da Leroy Merlin, uma das pioneiras no mercado varejista de materiais para a construção e para o lar a propor esta iniciativa, utilizando o horizonte infinito da arte para uma reflexão de vida. “O mundo não está parado. O que está parado são as pessoas. Estáticas. Observam a decomposição de nosso  planeta, de nossa sociedade e precisam mudar. Precisam reciclar idéias”, finaliza Manuel Moreira Júnior.



domingo, 4 de maio de 2014

Prevenção no canteiro de obra em Florianópolis.

O Sindicato da Indústria da Construção Civil, através do Serviço Social da Indústria da Construção Civil da Grande Florianópolis (Sinduscon-Floripa/Seconci) e o Serviço Social da Indústria (Sesi) promovem ações de prevenção na área da saúde aos trabalhadores do setor, em Santa Catarina. 

Combate ao vírus da gripe

Para combater o vírus da gripe as entidades, em conjunto, estão disponibilizando, gratuitamente, vacinas aos profissionais que atuam em canteiros de obras na construção civil, locais propícios para o contagio com a doença. Segundo a médica examinadora do Sindicato, Maria Clara Guizzo Couto Vieira, a ação é fundamental para manter o ambiente de trabalho mais saudável. 

A profissional destaca a importância da iniciativa na conscientização dos colaboradores em tomar a vacina e também no uso de medidas básicas de prevenção tais como lavar bem as mãos, abrir as janelas para arejar o ambiente e o uso do lenço descartável ao tossir. 

Combate à hipertensão

Outra iniciativa realizada pelo Sinduscon-Floripa/Seconci foi  no canteiro de obra da Formacco, onde cerca de 100 trabalhadores da construção civil, além de terem medida a pressão arterial, receberam informações, através de cartilha, sobre a hipertensão e os riscos da doença. Atualmente, a pressão alta é responsável direta ou indiretamente por 19% de todas as mortes ocorridas no Brasil e 3% das internações, assim como também é a terceira causa de afastamento do trabalho, no país.   

Segundo o presidente do Sinduscon, Helio Bairros, a campanha ocorrerá durante todo o ano, seguindo o calendário da saúde e contemplando as datas mais relevantes para os trabalhadores da construção civil “Nosso objetivo é manter aqueles que trabalham no canteiro de obra mais informados e preocupados com a saúde”, destacou. 
Fonte: Sinduscon-Floripa.

Sinduscon/RS divulga o CUB/m² de abril.

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon/RS) divulgou o CUB/m² - Custo Unitário Básico por metro quadrado de construção do mês de abril de 2014. 

Os materiais de construção que mais subiram no período foram: 

Tinta Látex PVA (1,84%),  
Aço CA-50 10 mm (1,71%), 
Janela de correr tamanho 1,20 m x 1,20 m em ferro (1,68%),
Placa de gesso (1,50%), 
Areia lavada  ( 1,29%) e
Bacia sanitária branca com caixa acoplada (1,28%). 

Já os materiais de construção que apresentaram as maiores variações negativas em abril foram: 

Vidro liso transparente 4 mm (-2,27%), 
Bloco de concreto sem função estrutural 19 cm x 19 cm x 39 cm (-1,97), 
Brita nº 2 (-0,82%), 
Disjuntor tripolar 70 A (-0,60%) e 
Emulsão asfáltica impermeabilizante (-0,59%). 
Fonte: Sinduscon/RS