Os mais de 40 mil acessos ao www.reformaeconstrucaodacasa.blogspot.com maximizam o foco na excelência pela informação jornalística de qualidade. Ao optarmos pelo segmento editorial assumimos compromissos como ferramenta imprescindível no empreendedorismo do setor. Dar suporte através de uma comunicação precisa, verídica e direta é responsabilidade e metas desta publicação online. Além dos significativos acessos, opiniões, sugestões ou críticas serão bem-vindas no aperfeiçoamento e consolidação dos objetivos proposto. Sua participação vai estampar a página desta revista como forma de reconhecimento e admiração pelo seu direito de expressão. Comentários através do reformaeconstrucaodacasa@gmail.com

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Cassol e Montana inauguram Home Center em Florianópolis.

A Cassol inaugurou um novo Home Center em Florianópolis, Santa Catarina, no dia 12 de dezembro último. O empreendimento é uma parceria com a Montana Química e está localizado próximo ao Centro Administrativo do governo do estado. Para o diretor comercial da Cassol, Rafael Gomes, a 13ª loja do grupo e a localização foi escolhida por tratar-se de uma região estratégica, rodovia SC-401, local que está se transformando em um grande pólo comercial e que dá acesso às praias da ilha.

Segundo o supervisor da Montana Química para a região Sul, Edson Camargo, a tradicional rede de home centers em Santa Catarina, conceito da revenda, é de um moderno 'center lar' que contempla o uso da madeira em diversos ambientes internos e externos. “A exposição dos produtos de primeira linha para acabamentos variados tem um layout que facilita a visualização e o acesso para os clientes, que também dispõem de um café onde podem avaliar e conferir possíveis soluções para suas obras.

A nova loja também reúne soluções inteligentes e criativas para seus clientes não só em acabamentos para madeira in natura ou tratada em autoclave, mas também em cobertura com isolamento térmico e aproveitamento de águas das chuvas, entre outras. “São ideias que estimulam a adoção de conceitos ecológicos na obra, seja uma reforma ou construção de moradia”, avalia o profissional da Montana.

Para Rafael Gomes  o uso da madeira tratada na fachada das lojas também é característica do center lar. “Nossos projetos contemplam madeira em nossa fachada principalmente pela questão da estética e da originalidade do material”, destaca ele. A parceria com a Montana se traduz pelo bom relacionamento entre as empresas. “A cada ano nossa parceria com a Montana se solidifica mais. Isso resulta em aumento nos volumes de negocio”, conclui o diretor. Da redação, com Clarissa Vassimon - imagens divulgação - Marketing&Comunicação

Porto Alegre registra aceleração do INCC-M.

O Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M) registrou, em janeiro, taxa de variação de 0,70%, acima do resultado do mês anterior, de 0,22%. O índice relativo a Materiais, Equipamentos e Serviços ficou em 0,37%, ante a taxa registrada em dezembro último, que havia sido de 0,23%. Já o índice referente à Mão de Obra variou 1,00%. No mês anterior, a variação registrada foi de 0,21%. O INCC-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.

Materiais, Equipamentos e Serviços

No grupo Materiais, Equipamentos e Serviços, o índice correspondente a Materiais e Equipamentos registrou variação de 0,33%. No mês anterior, a taxa havia sido de 0,26%. Dois dos quatro subgrupos componentes apresentaram acréscimo em suas taxas de variação, destacando-se materiais para estrutura cuja taxa passou de 0,28% para 0,39%.

A parcela relativa a Serviços passou de uma taxa de 0,12% em dezembro, para 0,52% em janeiro. Neste grupo, vale destacar a aceleração do subgrupo taxas de serviços e licenciamentos, cuja variação passou de 0,00% para 2,25%.

Mão de obra

O grupo Mão de Obra registrou variação de 1,00%, em janeiro. No mês anterior, a variação foi 0,21%. A aceleração foi consequência de  acordo coletivo por ocasião da data base em Belo Horizonte, antecipações salariais em Porto Alegre e adequações ao novo valor do salário mínimo nas demais capitais.

Capitais

Capitais com aceleração da taxas de variação
Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo.


Capitais com desaceleração da taxas de variação
Recife e Rio de Janeiro (Fonte: GV)

Material para Construção recuou em janeiro.

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) variou 0,48%, em janeiro, ante ao 0,60%, registrado em dezembro. Em 12 meses a variação atingiu 5,66%. O IGP-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.

Já o subgrupo materiais e componentes para a construção registrou taxa de -0,16% para 1,08%, em janeiro, dentro do grupo Bens Intermediários, que variou 0,80%. Após dois meses de avanço, o segmento de Material para Construção também recuou em janeiro, com a variação interanual trimestral passando de -0,7% para -3,4%.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou variação de 0,87%, em janeiro, ante 0,69%, em dezembro.

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) foi considerável favorável, neste mês de janeiro, na comparação com os últimos meses, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV).  O índice médio do trimestre findo em janeiro ficou 1,6% abaixo do mesmo período do ano anterior, o melhor resultado desde fevereiro do ano passado (-0,9%), na mesma base de comparação. Em dezembro de 2013, a variação interanual trimestral do índice havia sido de -3,0%.

O resultado foi determinado pelo aumento de confiança do comércio Atacadista que passou de -5,0%, em dezembro de 2013, para 0,2%, em janeiro de 2014.  No Varejo Tradicional as taxas passaram de -1,8% para -1,5% nos mesmos períodos e base de comparação, no conceito Restrito. Com relação ao Varejo Ampliado as taxas passaram de -1,9% para -2,6%, também favorável. (Fonte: FGV)